quinta-feira, 21 de julho de 2011

Roteiro Básico Roma - Dia 1


Ir a Roma foi a realização de um sonho. Quando pus os pés pela primeira vez nessa cidade me senti uma privilegiada em poder estar presente nesse lugar que foi palco de tanta história.

Para começar não poderia ser por outro local senão pelo magnifico Coliseu (Colosseum). Foi emocionante entrar nesse Anfiteatro e imaginar como ele funcionava antigamente.

DICA: Para chegar lá desça na estação de metrô Colosseo. Se você for a Roma em época de alta estação e a fila para comprar seu bilhete estiver imensa, tente ir primeiro para o Palatino e comprar seu bilhete por lá, pois muitas vezes a fila está menor. O bilhete de entrada para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino é o mesmo.


 



O Coliseu de Roma, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, foi construído entre 70 e 90 d.C., inicialmente com capacidade para 50.000 pessoas em seus 3 andares. Mais tarde foi ampliado com um 4º andar aumentando sua capacidade para 90.000 pessoas.








O Coliseu foi utilizado por aproximadamente 500 anos como local de entretenimento para o povo, com espetáculos de gladiadores, caça de animais (leões, leopardos, panteras, elefantes, crocodilos, etc) e execuções. Nem todos sabem, mas o Coliseu também era utilizado para jogos de batalhas navais, sendo inundado por dutos subterrâneos que traziam agua de fontes distantes.




Depois dessa fase das batalhas navais, foi construída uma estrutura subterrânea onde ficavam os gladiadores e animais a espera dos duelos. No momento da luta, os gladiadores iam para a arena, que era um grande palco feito de madeira e coberto com areia. Os animais podiam ser inseridos na luta a qualquer momento através dos elevadores que havia em alguns pontos da arena.






Podemos ver as ruínas da estrutura subterrânea descoberta com a destruição da maior parte da arena que ficava por cima.

Em uma das laterais do Coliseu podemos ver ao fundo a Domus Aurea, que era a casa de Nero. Hoje em dia não está aberto ao público.


Saindo do Coliseu, logo em frente passamos pelo Arco de Costantino, que foi erguido em 315, em comemoração a vitória de Costantino sobre Maxêncio na Batalha de Monte Milvio.


Um pouco mais a frente está a entrada para o Palatino.

O Palatino é uma das 7 colinas de Roma. Com seus 70 metros de altura é o local onde se encontra as ruínas mais antigas de Roma, por isso consideram ser o local de nascimento da cidade. Diz a lenda quem foi nessa colina que a Loba amamentou os gêmeos Rômulo e Remo, e onde mais tarde Rómulo fundou a cidade de Roma em 753 a. C.






Atualmente encontramos praticamente tudo em ruínas, ali existiam os Palácios dos Imperadores César Augusto, Tibério e Domiciano, além dos templos de Júpiter, Vitoria, da Deusa - Mãe e muitas habitações patrícias do período republicano.

Um ponto interessante no Palatino são os Jardins do Cardeal Farnese construido no séc. XVI, no local em que antes era o Domus Tiberiano (Palacio do Imperador Tiberio). O jardim é cheio de laranjeiras e oliveiras, além de fontes com agua potavel onde podemos beber agua ou ate encher sua garrafinha. De lá temos uma vista espetacular de todo o Fórum Romano.










Dali mesmo podemos descer para visitar o Fórum Romano.

O Fórum Romano era o principal centro comercial de Roma na época Imperial, possuindo muitas lojas, mercados e praças de reunião.










Hoje em dia, como a maioria dos monumentos romanos, só restam ruínas desse espaço. Realmente é uma pena ver que monumentos históricos tão importantes estejam nesse estado de péssima conservação. Também achei que não há informação no local das ruínas indicando o que havia ali. Muitas vezes passei sem saber do que se tratava.

Mas podemos encontrar no Fórum Romano o seguinte:

Templos: de Castor e Polux, de Rômulo, de Saturno, de Vesta, de Vênus e Roma, de António e Faustina, de César, de Vespasiano e Tito, de Concórdia e de Vênus Cloacina.

Basílicas: Aemilia, Giulia e de Costantino e Maxêncio.

Arcos: de Septimio Severo, de Tito, de Tibério e de Augusto.

Além disso encontramos a  Rostra que era o local onde os políticos discursavam aos cidadãos romanos; a Cúria Júlia que era a sede do Senado Romano; dentre outras coisas mais.

Ao sairmos do Fórum seguimos pela Via do Fórum Imperial no sentido oposto ao Coliseu. No final da avenida encontramos a Praça Veneza (Piazza Venezia), com o Monumento Vittorio Emanuelle II, que em seu interior alberga o museu da história militar e bélica da Itália. Ao lado da praça também encontra-se o palácio Veneza, que foi Palácio do Papa por um curto período e também era de onde Mussolini fazia seus discursos.



Bem próximo dali também encontramos a Praça Capitólio (Piazza Campidoglio). No centro da praça está a estátua do imperador Marco Aurélio montado em seu cavalo. A frente da praça tem uma grande escadaria, a Codornata.



Em uma das ruazinhas laterais da praça, encontramos uma pequena estatura da Loba amamentando Rômulo e Remo.




Ao descer as escadarias da praça, seguimos para o lado esquerdo ate chegarmos a Praça Boca da Verdade(Piazza Bocca della Veritá). É lá, dentro da Igreja S. Maria in  Cosmedin, que está a famosa Boca da Verdade.


A Boca da Verdade é uma tampa de esgoto do tempo romano, com o desenho de uma cara com a boca aberta. Diz a lenda que os maridos desconfiados da fidelidade de suas esposas, obrigavam-nas a colocarem a mão dentro da boca, e caso elas estivessem mentindo teriam sua mão decepada pela boca. Hahaha, imaginem quantas devem ter escapado.


Para poder tirar uma fotinha junto a Boca da Verdade, a igreja cobra 0,50 euros. Cuidado para não perderem a mão hein.

Logo em frente a igreja está o Circo Maximo (Circo Massimo), que pra mim mais pareceu um terreno mal cuidado. Este local servia de área para jogos e entretenimento, chegando a ter capacidade para 385.000 pessoas.

Esse roteiro foi feito praticamente todo a pé. Só pegamos o metrô para ir do Hotel até o Coliseu e em seguida voltar do Circo Massimo para o Hotel.

No mapinha pode parecer muita coisa para caminhar, mas é tudo muito pertinho. Por isso nesse dia compensou mais comprar o bilhete unitário para o transporte. Mas se você tiver terminado o roteiro cedo e ainda quiser visitar outras coisas, talvez seja melhor comprar o bilhete que vale 24 hs.

Ciao

Nenhum comentário:

Postar um comentário