quarta-feira, 15 de junho de 2011

Roma - Dicas Gerais

AEROPORTOS E TRANSFERS

O principal aeroporto de Roma é o Fiumicino (Aeroporto Leonardo da Vinci), que fica a mais ou menos 26 km de distância do centro de Roma. Quando viajamos pela cia Easyjet podemos escolher entre o Fiumicino ou o Ciampino (Aeroporto Giovan Battista Pastine), que é o segundo aeroporto da capital.

Aeroporto Ciampino
O Ciampino (meu preferido) fica a 15 km do centro de Roma e também é operado pela Ryanair. Ambos os aeroportos são operados por outras cias aéreas, mas as que sempre utilizo são as duas cias citadas aqui e em outros posts.

Para chegar ao centro da cidade gosto bastante da empresa Terravision, pois além de ter um preço maravilhoso, possui ônibus confortáveis e pontuais.


Do centro da cidade (estação Termini) ou Para o aeroporto Ciampino a viagem de ônibus demora cerca de 40 minutos. Já para o aeroporto Fiumicino o trajeto demora por volta dos 55 minutos.

Eu costumo comprar os bilhetes antecipadamente através do site, e se os voos de partida e de chegada são pelo mesmo aeroporto, compro logo ida e volta que sai mais barato.

Mas também existem outras opções para se locomover entre aeroportos e centro da cidade: de trem. Para mais informações visite o site da Trenitalia. Na hora de preencher os campos utilize a estação Termine como a principal e depois escolha um dos aeroportos. O site mostrará os horários e preços.

Para o aeroporto Ciampino a Trenitalia é uma boa opção, pois o custo é baixo e a duração da viagem é curta. Já para o aeroporto Fiumicino acho o valor elevado e para mim não compensa.

Há ainda o ônibus Cotral que faz conexões com os aeroportos. Deixo aqui a informação dessa opção, mas nunca utilizei, para saber mais clique AQUI.

Veja no mapa a ligação das linhas ferroviárias com as linhas do metrô. Onde esta a letra M é a linha de metro e onde tem FR é a linha do trem.

METRÔ

Para me locomover em Roma utilizo sempre o metrô, que é mais fácil e rápido. Como não possui muitas linhas não é nada complicado. Veja o mapa do metrô AQUI.

O tipo de bilhete que compro é o BIG (Biglietto Integrato Giornallero), que é válido por todo o dia (até as 00:00 hs) e com viagens ilimitadas, ou seja, pode utilizar o metro quantas vezes quiser com o mesmo bilhete.


Mas também existe outras opções de bilhetes para quem vai passar mais dias ou o simples unitário. Para informações de preços e tipos de bilhetes clique AQUI.

HOSPEDAGEM

Na primeira visita a Roma fiquei hospedada em um apartamento que aluguei através do site cross polinate. O apartamento foi o "Basílica", fica em San Giovani bem pertinho da estação de metrô. O próprietário é show, muito organizado, tudo no apartamento com plaquinhas de instruções e modo de utilização das coisas. Quem quiser o tel ou email do proprietário é só pedir que envio por email.

Já na segunda vez fiquei no Hotel Romantica, há 2 quarteirões da estação Termine. Adorei o Hotel, confortável, café da manhã delicioso e a recepcionista super simpática, além da localização que foi PERFEITA. Lá perto tem mercadinho, cyber, lojinhas, sem falar da própria estação Termine que possui varios restaurantes, self services, mc donalds e lojas. Confira AQUI.






ROMA PASS

O Roma Pass é um cartão que dá direito a entrada gratuita nos 2 primeiros museus/sítios arqueológicos e transportes públicos, com exceção de conexões especiais e ligações a aeroportos. Nos demais museus e sítios arqueológicos dá direito a descontos.

Esse cartão só vale a pena para quem for realmente visitar locais pagos além do Coliseu/Forum Romano/Palatino e Museu do Vaticano. Caso contrário não vale a pena (na minha opnião), pois o Museu do Vaticano não está incluido e o bilhete para o Coliseu/Forum Romano/Palatino é um só, ou seja, sai mais barato comprar o bilhete só para isso.

Para mais informações clique AQUI.

DICA: Se você estiver em Roma no dia 1º de maio, aproveite para visitar o Coliseu, nessa época estive lá e peguei uma super promoção de feriado, só paguei € 1,00 pela entrada.
Não esqueça seu mapinha turístico da cidade, disponível nos hotéis ou nos quiosques de atendimento ao turista nos aeroportos e depois é só alegria.

CIAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário