terça-feira, 16 de agosto de 2011

Feira Medieval de Silves

Este ano ocorreu a 8ª edição da Feira Medieval de Silves de 9 a 15 de Agosto.


Fomos visitar a feira no sábado passado, dia 13, e achei bem divertido. Chegamos cedo, por volta das 18:00 hs para evitar a confusão na hora de estacionar o carro, mas não demorou muito para que as ruas começassem a encher de gente.


Essa feira, que decorre todo ano no mês de Agosto, consiste na recriação histórica do período medieval na antiga capital do reino do Algarve.


Nessa época Silves era dominada pelos muçulmanos, que por cinco séculos contribuíram para o crescimento económico e estrutural da cidade, com a construção de mesquitas, banhos, sistemas de captação de água e um forte sistema de defesa. Com isso, a cidade passou a ser capital da província de Ocsonoba (atualmente chamada Algarve).

  
Em 1189, D. Sancho I (O segundo Rei de Portugal, filho de D. Afonso Henriques) conquistou o castelo e a povoação de Silves, mas dois ano depois perderam novamente para os muçulmanos.

Entrada do Castelo
Interior do Castelo

Estatua de D. Sancho I
Somente em 1248 Silves é tomada definitivamente para o Rei D. Afonso III, concretizando assim, o domínio cristão.

Igreja Matriz
Durante a feira, grupos de teatro, dança, animação musical e encantadores de animais participam no evento, e vão recriando cenas daquela época.



Pelas ruas estavam montadas várias barraquinhas vendendo roupas, fantasias, artesanato, bijuterias e até mesmo tendas de ciganas para ler sua sorte.





Claro que também não poderia faltar as barraquinhas com comidas e guloseimas. Tinha espetadas de carne, sardinhas assadas, caracóis, pão com chouriço, doces e bebidas regionais ....nham nham

Uma boa iniciativa que tiveram para não haver muito lixo pelas ruas, foi servirem tudo que vendiam em copos e pratos de barro. No momento da compra da refeição deixávamos um caução no valor de 1 euro por cada peça de louça, que eram restituídos no momento da devolução dos mesmos em qualquer barraquinha de alimentação.




Tudo em um clima bem medieval, com musica típica daquela época, as mesas feitas com grandes tábuas de madeira e os bancos feitos de feno, os vendedores vestidos com roupas à carater, bem legal mesmo.



 Quem quisesse entrar mais ainda na "onda" medieval poderia alugar roupas para se fantasiar.

Adorei a experiência e próximo ano é para repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário