quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Veneza - Dicas Gerais

Venice...
 

Eu sempre sonhei em conhecer Veneza, desde menina, quando para mim seria meio que super difícil um dia realizar esse sonho, como um passe de mágica eu fui parar lá.

Uma cidade diferente de tudo que eu já tinha visto, cercada de água, sem ruas normais, ou carros, todo mundo se locomovendo através de barcos, para mim era sensacional.

Eu já ouvi muita gente falando que Veneza não tem graça, que é suja, fede, etc. Eu sinceramente não vi nada disso, se calhar deve ser da época, talvez no inverno com as chuvas e o aumento do nível da agua ocorra inundações e consequentemente uma maior quantidade de lixo.

De qualquer forma, na minha opinião, nada é capaz de tirar o encanto dessa linda cidade.


AEROPORTOS E TRANSFER:

Quando fui a Veneza em Maio de 2009 (primavera) utilizamos a cia low cost Ryanair e desembarcamos no aeroporto Treviso, que é um pouco mais distante da ilha de Veneza.


Para chegar à ilha pegamos um ónibus (podemos comprar o bilhete lá mesmo no aeroporto) e em meia horinha chegamos ao nosso destino. Para saber mais clique AQUI.

Também poderá optar por ir de trem, consulte mais informações AQUI.

Ainda existe outro aeroporto em Veneza, que também não está dentro da ilha, mas é mais próximo do que o de Treviso. A cia Ryanair as vezes opera alguns voos por lá, mas é meio raro. A cia Easyjet é que utiliza esse aeroporto, dentre outras claro. Se for utilizar esse aeroporto clique AQUI para informações sobre o transporte até a ilha.

A: Aeroporto Treviso; B: Aeroporto Marco Polo; C: Veneza

HOSPEDAGEM:

É importante saber algumas coisa antes de começar a procurar o seu hotel. Dentro da ilha os hotéis são bem mais caros e dependendo da época mais dificieis de terem disponibilidade.

Por isso muitas pessoas preferem ficar hospedadas em Mestre, que é uma cidade muito próxima da ilha.

Tenham atenção a isso quando forem reservar o hotel, os que estão em Mestre, não estão dentro da ilha. O mesmo vale para as ilhas vizinhas a Veneza.

Na época que eu fui peguei varias informações sobre hospedagem, e como diziam que quem quer passear a noite por Veneza tinha que ficar mesmo na ilha, pois a noite não havia transporte para voltar a Treviso, resolvi ficar na ilha mesmo.

Eu escolhi um albergue chamado L'Imbarcadero, por pura falta de opção, pois na altura não havia mais nenhum disponível. A recepcionista era muito simpática e até hoje ainda mantemos o contato (meu irmão principalmente, neh mano?? hehehe).


O bom desse albergue era a localização, bem próxima a estação ferroviária: Santa Lúcia.


COMO SE LOCOMOVER EM VENEZA:

Eu percorri Veneza toda a pé, com meu mapinha em mãos, andando pelas ruazinhas e atravessando as pontes. Achei que assim foi a melhor maneira de realmente apreciar cada detalhe.


A ilha é relativamente pequena, por isso não é impossível ir de uma ponta a outra em menos de 1 hora. O único contratempo é que as ruazinhas parecem labirintos, e às vezes damos em becos sem saída ou perdidos. Mas isso faz parte dessa aventura.

Vista Aérea de Veneza
Mas quem preferir fazer algum trajeto de barco, principalmente aqueles que fiquem hospedados em locais mais distantes de Santa Lúcia,  pode utilizar os Vaporettos, que é tipo um ônibus aquático. Para mais informações veja AQUI.  
 
Estação Santa Lúcia com os Vaporettos
Em relação ao famoso passeio de gôndola, infelizmente por uma falha de comunicação eu não fiz. Entendemos que o valor do passeio era 80 euros por pessoa, mas na verdade esse valor era único independente do numero de pessoas, que poderia ser até 4.

Esse é o preço mínimo estipulado pelo governo,  por isso não se admire se cobrarem um valor superior a esse (de 100 a 150 euros), especialmente para aqueles que optarem por fazer um passeio noturno.


Numa próxima vez com certeza faria, fica aí um bom motivo para um retorno. ;-)

Essas são as minhas dicas gerais para começar a programar a sua viagem. Deixem suas dicas e sugestões nos comentários, novas informações são sempre bem vindas.

E não percam o próximo post  com os retratos e relatos dessa viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário