quinta-feira, 2 de junho de 2011

Roteiro Básico Paris - DIA 2

Nosso segundo dia na "cidade luz" começa por um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre (Musée du Louvre). No seu pátio central está a pirâmide de vidro, que é um dos pontos favoritos dos turistas para fotos (a noite a pirâmide fica toda iluminada).








Para chegar lá desça na estação de metro Palais Royal Musée du Louvre.

O Louvre possui uma das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas, abrangendo 8 mil anos da cultura e da civilização, tanto do Oriente quanto do Ocidente.

Tem muita coisa para se ver no museu, e acho até que levaria dias para ver tudo por completo. Por isso, o melhor é escolher as suas seções preferidas. Logo na entrada, há mapinhas com informações do museu e as indicações de onde se encontra cada seção ou departamento.

As minhas preferidas são: a seção de antiguidades egípcias; a seção das pinturas italianas (com quadros enormes e também é onde está a pintura Mona Lisa de Leonardo de Vinci); os apartamentos de Napoleão III; as antiguidades gregas (com esculturas como a Aphrodite, conhecida como Vênus de Milo); e a parte que fica no subsolo que conta a história do Louvre, desde os tempos medievais, quando era sede do governo monárquico.














PS: O museu está aberto diariamente das 9h às 18h, exceto terças-feiras e nos seguintes feriados: 01 de Janeiro, 01 de maio e 25 de Dezembro. Também está aberto até as 22h nas quartas e sextas-feiras.
O Louvre é gratuito para todos no primeiro domingo de cada mês e 14 de Julho (excluindo o salão de exposições de Napoleão). Consulte o site para mais informações.

Logo em frente ao pátio central do Museu está o Arc de Triomphe du Carroussel, atravessando o arco já encontramos o Jardim das Tulipas (Jardins des Tuileries). Dependendo do clima, poderá aproveitar a paisagem ou mesmo fazer um lanche sentada nas cadeirinhas que tem ao redor do lago.








Seguindo em frente, no final do Jardim encontramos a Praça da Concórdia (Place de la Concorde), a maior praça de Paris, com o Obelisco de Luxor (de origem egípcia, com 3300 anos) bem no centro.






 



Durante a Revolução Francesa, a Praça da Concórdia, na época chamada de Praça da Revolução, foi o local de execução de várias pessoas pela guilhotina, entre elas Maria Antonieta e sua família Real.

Continuando a caminhada para o lado direito da praça (de quem esta de costas para o jardim), encontra-se a Igreja Madeleine (Église de la Madeleine), que fica bem no centro da Praça Madeleine. A Igreja tem sua construção parecida com um templo grego. Vale a pena entrar na igreja, é muito bonita e gratuita.




Nessa região, em torno da praça, estão grandes nomes da gastronomia parisiense, como Fauchon, Hediard, Caviar House Prunier e Mille.

Depois seguimos subindo a avenida (para o lado direito de quem esta de frente para a igreja) até chegarmos a Praça da Ópera (Place de L'Opera), onde fica a Ópera Garnier.







Quem quiser visitar os espaços do teatro ou mesmo assistir a um espetáculo de ópera ou balé, consulte o site para informações. Eu não entrei, peguei essas fotos na net apenas para mostrar como é bonito por dentro.

Logo ali, por trás do edificio da Ópera, estão  as Galeries Lafayette, com diversas marcas conhecidas. O complexo é formado por 3 lojas: Lafayette Homme: 4 andares; Lafayette Maison: 5 andares e Lafayette Haussmann: 10 andares.



A última vez que fui a Paris, errei a estação de descida e fui parar em La Defense, que é a parte "moderna" de Paris.

La Defense é o maior centro financeiro da cidade e abriga muitos dos maiores e mais altos edifícios de Paris, como por exemplo o Grande Arco com 110 metros de altura.




Finalmente acabamos nosso roteiro por aqui. Sempre lembrando que quem terminar mais cedo e ainda quiser ver algo na cidade, Paris tem muitas opções.

PS: Esse roteiro também pode ser feito ao inverso, terminando no Louvre. Só é preciso ter atenção para que seja uma quarta ou sexta, que são os dias que o museu fecha mais tarde.

Au Revoir.

Um comentário:

  1. PARIS é tudo de bom ,tranquila,romantica,muitas coisas para ver eaproveitar. Achei seu roteiro ótimo,ta bem tranquilo e com os lugares mais pitorescos,sei que ainda vem mais coisas lindas. Parabéns !!!Fico emocionada só em relembrar estas belezas e outras que ainda nao vi e que é sugerido no roteiro e as dicas de transportes,hoteis,dias melhores para conhecer...

    ResponderExcluir