segunda-feira, 6 de junho de 2011

Roteiro Básico Paris - DIA 3

Nosso passeio começa por uma das mais antigas Catedrais de Paris (construída em meados do séc. XIV), a Catedral de Notre Dame. Essa Catedral foi dedicada a Maria mãe de Jesus (Notre Dame = Nossa Senhora) e fica situada na Praça Pravis, rodeada pelo Rio Sena. Para chegar lá desça na estação de metro St Michel ou St Michel Notre Dame.

A Catedral passou por várias turbulências históricas, o que levou a diversas alterações em sua estrutura original. Inicialmente construída em estilo gótico, foi substituída por elementos barrocos no reinado de Luis XIV, até ser "invadida" pela época romântica, quando a poesia e o misticismo foram enaltecidos e novas reformas à Catedral aconteceram.






 

 




Um dos romances mais conhecidos, que envolvem a Catedral como cenário, foi O Corcunda de Notre Dame, escrito por Victor Hugo em 1831. A história é sobre um corcunda deformado chamado Quasimodo, que vivia escondido na Catedral e que se apaixona por uma linda cigana chamada Esmeralda.

O Corcunda e a cigana Esmeralda versão portuguesa/brasileira..hehehe
A entrada na Catedral é gratuita, mas quem quiser subir até às Torres ou ver a Cripta Arqueológica terá que comprar o bilhete. Preparem-se para enfrentar 387 degraus, pois não há elevador. Para informações sobre as tarifas clique AQUI.

Caminhando para o lado direito (de quem esta de frente para a entrada da Catedral), atravessamos a ponte e chegamos ao Bairro Latino (Quartier Latin), que é uma região lindíssima. Continuamos andando até chegar à Sorbonne.

A Sorbonne foi fundada em 1257, pelo capelão Robert de Sorbón, com o intuito de facilitar o ensino da teologia para estudantes pobres. Inicialmente surgiu como colégio integrante da Universidade de Paris, mas depois virou um centro privilegiado de debates teológicos o que tornou-a a faculdade mais importante de Paris.


Em 1627, o cardeal Richelieu promoveu a construção da magnifica Capela de Santa Úrsula, que após a Revolução Francesa perdeu sua função original, sendo hoje utilizada apenas para recepções e exposições.

Na década de 70, a Universidade de Paris foi dividida em 13 Universidades autónomas, onde 4 delas compartilham o nome Sorbonne. Atualmente são destinadas ao ensino de Humanidades.

Mais a frente encontramos o Panteão de Paris (Pantheón de Paris), que foi construído em 1790, inicialmente em tributo a Santa Genoveva e em seguida, com a Revolução Francesa, transformado em Panteão Nacional.


Sua cripta abriga atualmente os túmulos de 70 célebres personagens da história francesa (escritores, cientistas, generais e politicos). Na sua faixada de entrada está escrito: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”,  (Aos grandes homens o reconhecimento da pátria).

Próximo dali, está o Palácio de Luxemburgo (Palais du Luxembourg) e seus jardins.

O Palácio de Luxemburgo, foi constuido em 1631 como residência da Rainha Marie de Medicis, mãe do Rei Luis XIII. Foi residência de várias pessoas da família real, e depois de Napoleão Bonaparte. Atualmente é sede do Senado Francês.






O Jardim de Luxemburgo possui varias estátuas, canteiros floridos (na primavera), árvores, lagos, banquinhos para sentar e apreciar a beleza do local. É um ótimo local para parar, refletir, tomar um lanche e recuperar energias para a subida do próximo ponto a ir. (risos)

Em seguida pegamos o metro e descemos na estação Blanche. Você estará ao pé de Montmartre, o bairro boêmio de Paris, cheio de sexshops e onde encontra-se o Moulin Rouge.





O Moulin Rouge ( moinho vermelho) é um cabaré tradicional, construído em 1889 e que se tornou símbolo da noite parisiense com sua rica história ligada a boémia da cidade. Até hoje continua a oferecer espetáculos com bailarinas, jantares e um ambiente exaltando o séc. XIX. Quem quiser marcar um jantar com espetáculo consulte o site.

Depois de tirar sua foto em frente ao Moulin Rouge, caminhe como se estivesse voltando para a estação de metro de onde saiu (lado direito de quem esta de frente para o Moulin Rouge), até chegar em frente a estação de metro Anwers. Dai suba a rua até encontrar uma praça. Nessa praça tem um Funicular que leva até o topo da colina, onde está o Sacré Cour, ou se preferir suba a pé apreciando as lojinhas, as ruas, os turistas e os artistas da região.









A Basilique du Sacré Cour (Basilica do Sagrado Coração) está localizada no ponto mais alto da cidade. Sua construção foi concluída em 1914. O ideal é chegar lá no final da tarde para ver o lindo pôr do sol lá de cima.

 




A entrada na Basílica é gratuita, bem como o topo da cúpula e os jardins. Para mais informações sobre a Basílica clique AQUI.

Finalizamos o passeio com a descida da colina, passando por esse bairro tão interessante e cheio de atrações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário